Nos últimos 10 anos, a Ciclaveiro tem sido uma voz ativa, construtiva e persistente pela promoção da mobilidade sustentável e ativa no Município de Aveiro. Temos contribuído de forma contínua com pareceres, propostas, sugestões técnicas e visões estratégicas. Fomos partilhando conhecimento, apontando caminhos, alertando para riscos e oportunidades, com um único objetivo: tornar Aveiro uma cidade mais humana, acessível, segura e preparada para os desafios climáticos do presente e do futuro.
Os documentos que produzimos entre 2016 e 2025 são prova clara do nosso compromisso, em forma de contributos e partilhados em momentos estratégicos, desde projetos estruturantes, operações financiadas, como o PEDUCA, à revisão de planos urbanos e medidas de emergência durante a pandemia.
Na esperança de que o próximo ciclo político traga uma mudança de postura, mais abertura à participação cidadã e maior ambição na política de mobilidade, dirigimo-nos agora aos partidos e candidatos. Consolidamos e disponibilizamos todos os documentos, ideias e exercícios produzidos ao longo dos anos, com propostas que continuam atuais e que podem ser úteis na construção dos vossos programas eleitorais e visões para a cidade.
A Ciclaveiro sempre preconizou uma posição de independência e equidistância entre forças políticas, mas sempre reconhecendo a importância das estruturas políticas locais como organismos essenciais e vitais para gestão da mudança do paradigma da mobilidade. Nesse sentido, com o desprendimento ideológico que nos caracteriza, partilhamos com todos o trabalho desenvolvido pela nossa associação, para vosso usufruto e adoção de algumas das nossas ideias nos vossos conteúdos programáticos.
Estes documentos continuam disponíveis online e atualizados no nosso site www.ciclaveiro.pt
Aveiro pode – e deve – ser uma cidade onde caminhar e pedalar sejam escolhas seguras, naturais e acessíveis para todos, desde a infância até à idade mais avançada. Esperamos que o próximo mandato traga finalmente a coragem política necessária para o fazer acontecer.
Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
Julho 2025