O nível de segurança necessário depende do local e do tempo que se pretende deixar a bicicleta estacionada. Uma paragem rápida, junto ao café ou numa zona movimentada, requer menos segurança que uma paragem prolongada numa zona residencial sossegada à noite ou fim de semana.
Escolher um local movimentado e bem iluminado é sempre uma boa opção para aumentar a segurança. Se estiver coberto por uma câmara de videovigilância é ainda melhor.
Nas bicicletas com sistema de aperto rápido nas rodas ou no selim, estes componentes devem ser retirados e presos ao cadeado.
Infelizmente a maioria dos suportes disponíveis na via pública são de formato inadequado e apenas permitem fixar uma roda. São vulgarmente conhecidos por “empena-rodas”. Servem apenas para paragens de muito curta duração pois facilmente se danifica uma roda ou se furta a bicicleta, deixando apenas a roda da frente.
Por este motivo, os utilizadores têm muitas vezes de ser criativos para conseguir fixar a bicicleta com segurança acrescida. Mesmo quando estes tipo de de suportes estão disponíveis, optam por prender as bicicletas a grades, bancos ou postes.
O estacionamento ideal deverá permitir prender ambas as rodas e o quadro da bicicleta. Os suportes mais simples são os chamados suportes em U invertido (ou tipo Sheffield).
No mínimo deverá prender-se o quadro e a roda da frente ao suporte. Idealmente deverá prender-se também a roda de trás. Pode usar-se dois cadeados, ou um cadeado e um cabo de aço.
Quando temos aperto rápido na roda e só temos um ponto de fixação ou apenas um cadeado, é possível retirar a roda a prender juntamente com a de trás.
Para garantir o mínimo de segurança deve optar-se por cadeados em U em aço de elevada qualidade. Os preços variam de acordo com a qualidade/segurança, a partir de 25/30eur, mas é um investimento justificável face ao preço de uma bicicleta nova. Há quem defenda que se deve investir em segurança o mínimo de 10% do valor da bicicleta.
Um cadeado simples de cabo flexível pode ser cortado em 2 segundos com um alicate de corte.
Em zonas onde se preveja a necessidade de estacionamento de longa duração (como em centrais intermodais de transportes) deveria prever-se a instalação parques fechados ou cacifos para bicicletas.
Algumas bicicletas apresentam número de série gravado no quadro. Guarda ou fotografa esse número pois pode vir a ser útil para a identificar.
Personaliza a tua bicicleta, com acessórios, autocolantes, ou “mazelas” de forma a torná-la menos apelativa para os “amigos do alheio”..
Guarda sempre uma fotografia recente da bicicleta. Divulgar rapidamente nas redes sociais aumenta significativamente as hipóteses de a recuperar.
Em caso de furto ou roubo, participa sempre às autoridades. Se não tiverem conhecimento do problema, não é um problema.
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