Mini Rodas 2ª edição

O Mini Rodas é uma iniciativa promovida pela Ciclaveiro que tem como objectivo envolver a comunidade, em especial as famílias com crianças, na utilização da bicicleta como meio de transporte desde a primeira infância.

Com esta iniciativa, a Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta – pretende promover a proximidade e o conhecimento dos espaços históricos e identitários da cidade pelas crianças, através da utilização quotidiana da bicicleta como meio de transporte sustentável.

Esta foi a segunda edição do Mini Rodas, que se estreou com grande sucesso em 2015, onde participaram cerca de noventa crianças acompanhadas pelas suas famílias. Poderão visualizar o vídeo e obter mais informação aqui.

Nesta edição de 2018, o Mini Rodas decorreu no denominado bairro histórico da cidade de Aveiro, numa zona sem circulação automóvel e repleta de pequeno comércio local. Com esta escolha, pretendemos também sensibilizar todos os parceiros locais para as vantagens que a promoção do uso da bicicleta em detrimento do automóvel particular terão no aumento de proximidade e coesão territorial, na valorização e na vivência do espaço público, e na consequente melhoria da economia local.

Mecânica da actividade
Após o controlo dos inscritos, todas as crianças com as suas bicicletas recebem o seu cartão de compras, com um saldo limite e um mapa. O momento de partida não é em conjunto pois não se trata de uma competição nem há controle de tempo. Há uma hora de início e uma hora de término obrigatório, término esse que coincidirá com o momento da “foto de família” simbolicamente representando os futuros utilizadores de bicicleta na cidade de Aveiro.
Cada criança, acompanhada pelos pais, amigos ou familiares, parte à descoberta do bairro. Todas as lojas aderentes, e assinaladas no mapa, terão uma identificação no exterior. As crianças podem escolher o seu percurso e entrar nas lojas que mais lhes despertem interesse onde irão cumprir um desafio, receber uma oferta ou experienciar algo. No final recebem o seu carimbo. Cada loja escolherá o seu modo único de acolher os mais pequenos e os seus pais, dando a conhecer o seu negócio e demonstrando a qualidade do comércio local e de proximidade.

No final poderão trocar o cartão carimbado pelo seu kit oferta e receberão um certificado de participação. O momento final será registado com uma “fotografia de família” dos futuros utilizadores da bicicleta na nossa cidade.

Quem pode participar
Crianças 2 aos 10 anos e respectivas famílias/acompanhantes

Horário e local
Bairro histórico de Aveiro – Rua dos Combatentes da Grande Guerra (Rua Direita) e adjacentes
Sábado 14 de Julho, das 15h às 17h30

Valor da inscrição
2€ por criança (a pagar no dia do evento), grátis para filhos de associados (poderão fazer-se associados aqui ou no próprio dia do evento).

Parceiros
A Corda – Associação de Comerciantes da Rua Direita e Adjacentes de Aveiro
ACA – Associação Comercial de Aveiro

Apoios

Logo Grafigamelas     

Lojas aderentes

SaveSave

SaveSave