Mini Pedaladar

Objectivo

A iniciativa Mini PedalAdar pretende recolher bicicletas infantis, que não estejam a ser utilizadas e muitas vezes esquecidas na garagem, e oferecê-las a estabelecimentos públicos do pré escolar e ensino básico do nosso concelho de Aveiro.

Porquê

Consideramos que aprender a andar de bicicleta é um processo fundamental para a educação a vários níveis mas em particular de futuros cidadãos mais capacitados e construtores de uma  mudança de hábitos de mobilidade na nossa cidade, em especial no que diz respeito a um aumento da utilização da bicicleta.

Para isso acreditamos que é importante que as crianças tenham a oportunidade de experimentar, aprender e criar uma relação de proximidade com a bicicleta desde cedo. Tendo em conta o papel fundamental que as escolas têm para a educação dos nossos pequenos cidadãos, queremos com este projecto incentivar e apoiar as escolas a disponibilizarem bicicletas às crianças dando e facilitando assim esta experimentação e aprendizagem necessárias.

Reunindo esta necessidade de disponibilizar bicicletas dentro das escolas com o conhecimento que temos sobre a quantidade de bicicletas infantis guardadas nas garagens sem qualquer utilização, encontramos aqui uma oportunidade de tentar solucionar uma necessidade com uma potencial “oferta”.

Como funciona

Esta iniciativa Mini PedalAdar deriva de um projecto que o Ciclaveiro desenvolve em contínuo – PedalAdar, com o apoio da Casa Municipal da Juventude de Aveiro através do seu projecto Traz&Troca.

O projecto PedalAdar consiste na de recolha de bicicletas doadas, com o objectivo de as oferecer a cidadãos com baixos recursos económicos e que necessitem de uma bicicleta para a sua utilização no dia a dia. O projecto Traz&Troca incentiva crianças e jovens a trocar brinquedos, material didático e manuais escolares por outros disponíveis.

Este iniciativa Mini PedalAdar irá recolher as bicicletas infantis durante o mês de Dezembro. As bicicletas  deverão ser entregues nas instalações da Casa Municipal da Juventude ou durante o decorrer da  Cicloficina Ciclaveiro.

A associação Ciclaveiro irá, durante as suas Cicloficinas, proceder à reparação e afinação das bicicletas por elementos voluntários com conhecimentos técnicos de mecânica de bicicleta, antes de as disponibilizar às escolas.

Tentaremos recolher o máximo de bicicletas possível e consoante o número de bicicletas recebidas, o objectivo será entregar as mesmas, devidamente afinadas durante o mês de Janeiro.

Para as Escolas 

As escolas do ensino pré escolar e do primeiro ciclo do ensino básico com interesse em receberem bicicletas deverão enviar um email com manifestação de interesse, nome e contacto da pessoa responsável e uma pequena descrição sobre de que forma poderão ser utilizadas as bicicletas na sua escola.  O email deverá ser enviado para ciclaveiro@gmail.com com o assunto “Mini PedalAdar”.

Sendo um projecto que está dependente de doações não conseguiremos garantir à partida que tenhamos bicicletas suficientes para oferecer, tendo como critério de entrega às escolas, o número de bicicletas disponíveis, a ordem de manifestação de interesse e sua ponderação com o grau de necessidade/compromisso apresentado por parte da escola. A selecção da distribuição às escolas será da responsabilidade do Ciclaveiro.

Nota O Ciclaveiro acredita que é importante a existência de uma relação de proximidade entre cidadãos na construção de uma comunidade mais colaborativa, e para isso contribuímos com a criação de projectos que alimentem a participação e a construção de uma sociedade mais colaborativa e participativa na procura e construção de soluções mais sustentáveis, nomeadamente no que à mobilidade diz respeito.

minipedaladar_dez2016_03

minipedaladar_dez2016