Quando falamos em melhorar a qualidade do ar, rapidamente a problemática do transporte rodoviário aparece como um dos setores onde agir, e logo a seguir a promoção da bicicleta como uma das soluções. E está tudo certo neste exercício.
O transporte rodoviário é, de facto, uma das principais fontes de poluentes atmosféricos críticos nas áreas urbanas e a mobilidade suave, onde a bicicleta é rainha, a solução apontada mais sustentável e recomendada no ambiente urbano do futuro (e do presente também! ☺).
O problema pode aparecer, no entanto, quando juntamos carros e bicicletas. Estudos recentes sugerem que passageiros nos carros estão mais expostos a poluentes atmosféricos do que utilizadores de mobilidade ativa e suave. No entanto, os ciclistas, devido ao nível de atividade física envolvido, e os peões, devido ao maior tempo de duração, podem estar mais expostos à poluição atmosférica e aos seus efeitos na saúde.
Esta questão torna-se particularmente importante para as crianças, uma vez que constituem um grupo de maior suscetibilidade aos efeitos adversos na saúde devido à maior sensibilidade fisiológica à poluição do ar, à maior frequência respiratória e maior tempo de permanência no exterior.
Num cenário ideal, os carros deveriam dar lugar ao máximo de bicicletas possíveis, e as ciclovias tomariam conta das ruas onde seria seguro e saudável respirar.
Talvez me respondam dizendo que “cenários ideais são irreais”… e a ser verdade, então cabe a nós trabalharmos para cenários reais melhores do que os que temos. E um deles será, sem dúvida, proporcionar ambientes seguros para os mais pequenos circularem e andarem à vontade…como poderia, por exemplo, ser o caso dos fins-de-semana na Rua da Pega fechada ao trânsito, caso a petição corrente seja assinada e bem-sucedida.
Dou este exemplo em jeito de resposta a esta pergunta que pode ser difícil: haverá em Aveiro muitos espaços para circular sem estar próximo de fontes emissoras de poluentes atmosféricos, como os nossos carros? Estou a lembrar-me dos mais pequeninos que estão neste momento a tentar “tirar as rodinhas” ou a aprender a equilibrar-se numa maior… e de como precisam de espaço seguro para o conseguirem. Se concorda comigo e conhece alguns destes pequenos aventureiros em 2 rodas, assine aqui ☺, eles vão gostar e agradecer!
Link para a petição pública: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT107715
Alexandra Monteiro
Investigadora no DAO-UA