Ciclaveiro

ENGPMUB 2022

Maior coesão, melhor alinhamento e 9 Projetos de impacto nacional que se iniciam. Este é o balanço do V Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana – Ena.bike

A 5ª edição do Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta que decorreu em Aveiro no fim de semana de 25, 26 e 27 de Março teve um balanço muito positivo.
Foi um fim de semana intenso e gratificante, uma sensação partilhada por todos os participantes. Ao longo de três dias, estiveram reunidos em Aveiro pessoas que integram associações e coletivos da cidade anfitriã, de Lisboa, do Porto, de Coimbra, de Viseu, de Braga, de Matosinhos, de Vila Real, entre outras, para debaterem e repensarem como podem trabalhar mais e melhor em conjunto em prol da bicicleta como meio de transporte diário.

Dia 25 de março

O primeiro momento em jeito Warm Up decorreu na sexta feira, pelas 21.30h, no auditório do Avenida Café Concerto, numa sessão de apresentação Pecha Kucha (modelo de apresentação de 20 imagens em 20 segundos cada), com moderação de Alexandra Monteiro, uma das co-fundadoras da Ciclaveiro e Investigadora na Universidade de Aveiro. Nesta sessão pudemos assistir a 11 apresentações de projetos trabalhados e implementados de norte a sul do país e que promovem o uso da bicicleta na cidade, a segurança do espaço público, a educação ambiental e o trabalho de sensibilização desenvolvido junto dos decisores políticos. Este é o momento em que, desde a primeira edição deste encontro, se cria a oportunidade para que estes projetos partilhem experiências, resultados e impactos nas suas comunidades. Esta é já uma iniciativa de referência nacional na temática da mobilidade urbana em bicicleta, sendo um momento importante para esta comunhão, reencontro e novos contactos, do que vai sendo cada vez mais uma comunidade nacional.

Dia 26 de março

Já instalados na cidade de Aveiro, o dia começou para os participantes com uma deslocação em bicicleta ou a pé até à Casa da Comunidade Sustentável, onde decorreu a sessão de co-criação pensada como metodologia inovadora nestes Encontros Anuais, que teve como objetivo central a definição de ideias para projetos colaborativos de ação coletiva para implementação a uma escala nacional ou com impacto nacional. Após uma ronda de interação entre os participantes em registo speed dating, foram identificados problemas, desafios e registados numa nuvem de ideias propostas de soluções. A partir daqui criaram-se equipas de trabalho compostas por pessoas com interesses semelhantes que trabalharam em conjunto para estruturar um projeto de solução para um problema desafio previamente identificado.

Foi um dia intenso de trabalho, à volta de um fervilhar de ideias que, embalado por uma motivação enorme de todos os participantes e organização, culminou em 9 propostas finais tendo por mote a bicicleta, a cidade e a sustentabilidade.

Houve ainda tempo para os participantes pedalarem pela cidade e perceberem que Aveiro tem condições ótimas para o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e turismo, mas com um excessivo uso do automóvel, especialmente no centro, bem como demasiado espaço dedicado ao automóvel.

Dia 27 de março

No último dia, durante a manhã de domingo, foi tempo de apresentação à comunidade dos 9 projetos criados na sessão de co-criação do dia anterior e que nasceram oficialmente para o país no Edifício Atlas, onde cada grupo de trabalho explicou o que se propõe fazer para implementar à escala nacional cada um desses 9 projetos. 

 

Grupo 1 – “TRITURADORA”

Este grupo de trabalho, que se reuniu à volta da importância da legislação e financiamento para apoio à atividade dos GPMUB, apresentou uma proposta de criação de um núcleo nacional de apoio jurídico a estes Grupos, Associações e Coletivos que integre uma equipa multidisciplinar de profissionais (advogados, juristas, urbanistas, arquitectos, engenheiros, gestores, etc.), especializada na área da mobilidade urbana que possa aconselhar, esclarecer, criar e fornecer conhecimento específico e rigoroso, elaborar documentação e patrocinar processos judiciais nos tribunais comuns e administrativos. Este núcleo será conhecido por «Trituradora – Apoio Jurídico à Mobilidade Ativa» e prevê-se que esteja totalmente implementado em Março de 2023.

Grupo 2 – “PLATAFORMA MATCHMAKING RECURSOS, COMPETÊNCIAS E PROJETOS”

O segundo grupo propõe a organização de uma plataforma agregadora de anúncios, tipo “classificados”, dos projetos, de oportunidades de financiamento, de pessoas com competências certificadas, voluntários, serviços e outros, onde entidades, organizações ou empresas possam pesquisar e recrutar esta oferta, para facilitar o matchmaking entre quem já trabalha os temas da mobilidade ativa e quem os quer trabalhar, contratando recursos e replicando projetos; 

A fazer lembrar a aplicação Tinder, este Trrriiinder para a bicicleta pretende partilhar e juntar informação, organizações, pessoas e projetos que se complementem para tornar mais eficiente o investimento e trabalho dos grupos promotores da mobilidade em bicicleta.

Os proponentes deste projeto querem estender esta plataforma online para encontros físicos regulares intercalados com o Encontro Nacional Anual de Grupos Promotores da Mobilidade em Bicicleta.

Para a criação e implementação desta plataforma a equipa de trabalho definiu como prazo limite o primeiro trimestre do ano de 2023.

Grupo 5 – “VELO-REPAIR 2022”

O «Velo-Repair 2022» quer ser uma rede nacional de suporte técnico e mecânico aos viajantes de bicicleta, com pontos de apoio junto do comércio local, instituições e entidades para garantir a segurança e a autonomia de quem escolhe a bicicleta para viajar pelo país, disponibilizando uma “caixa de primeiros socorros para bicicletas” que permita aos viajantes de bicicleta resolver problemas mecânicos simples.
A identificação dos locais que disponibilizarão este kit de ferramentas permitirá criar um mapa nacional orientador e de apoio aos viajantes, conferindo-lhes segurança, conforto e apoio em todo o seu percurso, dinamizando também o comércio tradicional aderente à iniciativa.
O projeto vai ter um logotipo e elencar as qualificações mínimas que cada local terá de reunir para ser um ponto de assistência “velo-repair”, como seja capacidade de transporte da bicicleta para uma oficina de reparação e kit de remendos de furos, bombas de ar, multi-ferramenta, etc.
Esta proposta pretende ter utilizadores de bicicleta mais autónomos e confiantes e parceiros no comércio local e nas entidades locais que se liguem numa rede que valorize os seus estabelecimentos comerciais e serviços locais.

Grupo 6 – “REDE UNIVERSAL DA PEQUENA ALDEIA À GRANDE CIDADE”

O projeto apresentado por este grupo de trabalho é ambicioso, como as pessoas que o integram reconhecem, mas necessário e possível: a criação de uma rede nacional universal que permita as deslocações de bicicleta entre a pequena aldeia e a grande cidade, através da implementação de uma infraestrutura integrada e homogénea dedicada à bicicleta, à semelhança do que existe para a rodovia e ferrovia, permitindo a qualquer pessoa, de qualquer idade, ir de uma a outra localidade, a pé ou de bicicleta.
O grupo de trabalho entende que a implementação de uma infraestrutura para os modos ativos deve ser encarada como um «desígnio nacional» para tornar os percursos a pé e de bicicleta mais seguros e confortáveis.

Grupo 7 – “ENTORNO ESCOLAR SEGURO E SAUDÁVEL”

A equipa que escolheu a mobilidade escolar como tema de trabalho propôs a elaboração de um Manifesto, um Panfleto e um Site para sensibilização do problema da insegurança rodoviária e poluição atmosférica e sonora nas envolventes escolares, com propostas de medidas concretas para tornar os acessos às escolas mais seguros, mais saudáveis e mais prazerosos para as crianças e famílias, envolvendo os organismos da administração central e local, os agrupamentos e coordenações de escolas, associações de pais, encarregados de educação e crianças.
À semelhança do que já se faz em cidades em Espanha, França e Reino Unido, este projeto pretende criar entornos escolares onde as crianças consigam chegar à escola a pé ou de bicicleta, num ambiente seguro e saudável, contando com a colaboração de toda a comunidade escolar para conseguir este objetivo no maior número de escolas do país.

Grupo 8 – “GLOSSÁRIO COMBATE À ILITERACIA DA MOBILIDADE”

A iliteracia sobre mobilidade foi o problema identificado por este grupo de trabalho que apresentou a sua proposta de elaboração de um Glossário que integrará definições básicas sobre mobilidade, infraestrutura, sinistralidade rodoviária e espaço público, dirigido ao público em geral, às entidades oficiais, poder local e à comunicação social, em formato de pequenos vídeos, para combater a iliteracia que ainda se regista na sociedade sobre estes temas.

Grupo 9 – “URBAN MOBILITY BUDDY”

Esta é uma proposta que prevê a criação e lançamento do «Urban Mobility Buddy», que pretende através de um mediador de mobilidade urbana, o Buddy, ajudar as pessoas, as famílias e as organizações a tomarem melhores decisões nas suas deslocações quotidianas, reduzindo a sua motorização e oferecendo alternativas mais sustentáveis (transporte coletivo, mobilidade ativa, carpooling ou uma combinação de várias mobilidades) para ajudar na mudança de hábitos de mobilidade.
Este mediador irá estudar com potenciais interessados o perfil de deslocação diário e providenciar um plano alternativo que seja mais eficaz e eficiente (mais barato, rápido e motivador). Posteriormente, assumirá a função de buddy e experimentará esse plano e fará a sua avaliação com o participante de modo a que ocorra uma mudança gradual no comportamento de mobilidade. Existe a expetativa de que esta função possa passar a existir nos serviços técnicos municipais, empresas de transporte, associações de mobilidade ativa e grandes organizações empregadoras, sendo para isso necessário formar buddys e encontrar os meios financeiros e logísticos para que possam desenvolver a sua atividade.

Encerrado que foi este 5ª Encontro Nacional com a apresentação destes 9 projetos que se querem implementar a nível nacional, o evento cumpriu todos os seus objetivos de reaproximar e conhecer pessoas, estreitar laços de amizade e colaboração, conhecer para replicar e incrementar o impacto dos projetos que já promovem a mobilidade ciclável e, sobretudo, criar uma rede nacional mais forte, coesa e agregadora à volta de uma mobilidade mais saudável, sustentável e económica e socialmente mais eficaz.

Esta sessão final de apresentação dos projetos contou com a presença do Presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, do Presidente do Município de Aveiro, da Vereadora da Mobilidade e Transportes e do Presidente da Junta da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz.

Finalmente este V Encontro terminou com o lançar de um desafio para construção desta estrutura nacional cada vez mais organizada e alinhada e que se iniciará com uma plataforma online que divulgará e atualizará o desenvolvimento destes e de outros projetos – www.ena.bike

 

Edições Anteriores

2019 Braga
https://bragaciclavel.pt/engpmub/
2018 Guimarães
https://mubi.pt/2-encontro-grupos-mobilidade-bicicleta/
2017 Lisboa
https://3engpmub.wordpress.com/
2016 Aveiro
https://ciclaveiro.pt/projetos/engpmub/

Parcerias e Apoios

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