Ciclaveiro

O que é uma cicloficina?

A cicloficina é um ponto de encontro, informal e voluntário, onde os participantes põem as mãos na massa e partilham conhecimentos e experiências na arte de pedalar e arranjar bicicletas.

Uma cicloficina baseia-se na simplicidade do funcionamento mecânico das bicicletas e caracteriza-se por oferecer acesso a ferramentas, peças usadas e sobretudo a um momento de partilha de conhecimento.

Os participantes são motivados a familiarizarem-se com a sua própria bicicleta, apercebendo-se de como se podem tornar autónomos nas suas manutenções e reparações básicas.

É uma oportunidade de aprender e conversar e com os outros ciclistas sobre estas reparações e sobre outros assuntos relacionados com a utilização regular da bicicleta.

Não se deve confundir uma cicloficina com uma oficina de bicicletas, pois além de não ter fins lucrativos, na cicloficina não queremos prestar serviços a clientes, mas sim partilhar conhecimentos.

Como funciona?

Basta apareceres com a tua bicicleta e com vontade de aprender ou de ensinar.
Serás acompanhado quando houver necessidade, reparando a tua bicicleta. Terás mesmo de sujar as tuas mãos.
Pergunta e partilha os teus conhecimentos e verás como junto com outros se torna fácil ambientares-te ao funcionamento da bicicleta.
A cicloficina é aberta a todos que nela queiram colaborar e participar.

Quais os objetivos?

O objetivo fundamental é incentivar e promover a utilização quotidiana da bicicleta como modo de transporte.
Ao mesmo tempo, contribuir para o aumento das interações e fortalecimento das relações da comunidade, e para o desenvolvimento de competências e autonomia dos utilizadores de bicicleta.

Onde e quando?

– Nas Cicloficinas semanais na Casa da Bicicleta

Todas as quartas feiras das 18h às 20h e sextas feiras das 21 às 23h a Cicloficina da Casa da Bicicleta está de portas abertas para te receber.

 

 

 

– Nas Cicloficinas Mensais no Mercado

No segundo sábado de cada mês, no jardim do Mercado Manuel Firmino (mapa), entre as 11h e as 13h.

 

– Em qualquer altura (por marcação)

Se não conseguires em nenhum dos momentos descritos anteriormente, os voluntários das cicloficinas disponibilizam-se para ajudar na resolução dos problemas mecânicos em qualquer dia a combinar, na casa da bicicleta ou até mesmo por vídeo-chamada se for exequível. Basta enviar um email para com uma pequena descrição do que se trata e deixar um contacto. Entraremos em contacto assim que for possível e ajudaremos com conhecimento e ferramentas!

 

 

Já não há desculpa para não terem a vossa bicicleta operacional!

Informações e Contactos

Apoios:

          

Mais info sobre cicloficinas

Um ano de cicloficinas em Aveiro
Folheto informativo da Cicloficina dos Anjos

O que é a Cicloficina?
‘As cidades portuguesas renderam-se às cicloficinas’ [Público, 22-09-2012]