Tertúlia ‘Incentivo ao uso da bicicleta – BIKLIO’

Tertúlia de apresentação da aplicação de incentivo ao uso da bicicleta nas viagens diárias – Biklio – e cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Montras “ A Bicicleta combina com…”


Data e hora: 15 de Outubro 2018, 21:15 – 23:30

Local: Junta de freguesia da Vera Cruz (mapa)

Na próxima segunda feira dia 15 de Outubro, terá lugar na junta de freguesia da Vera Cruz, com início às 21h15, uma tertúlia dedicada ao comércio local, com especial foco nas comprovadas vantagens do fomento da utilização a bicicleta como meio de dinamizar a cidade e o referido comércio.

Este ano, a tertúlia contará com a apresentação de um projecto piloto de incentivo à utilização da bicicleta. Trata-se da App Biklio. Uma aplicação para smartphone que aproxima os utilizadores de bicicleta e o comércio local atribuindo descontos, ofertas e benefícios a quem pedala no dia a dia. A implementação deste projecto piloto em Aveiro nos próximos meses contará com a coordenação da Associação Ciclaveiro e da Biklio em parceria com a Associação Comercial de Aveiro, a Associação A Corda, e com o apoio do Diário de Aveiro.

À semelhança das edições anteriores, esta tertúlia servirá também para revelar os vencedores do concurso de montras “A bicicleta Combina com…” que embelezou e animou as lojas do comércio local durante a Semana Europeia da Mobilidade.

Cidades por todo o mundo tem nos últimos anos, e já há décadas no norte da Europa, apostado na humanização e revitalização dos seus espaços públicos e na alteração dos hábitos de mobilidade dos seus habitantes para adopção em meio urbano de formas de deslocação activas e mais sustentáveis, em particular a pé e em bicicleta.

Estas medidas têm resultado em maior número de pessoas nas ruas e zonas que são pedonalizadas, em que são implementadas medidas que tornem mais segura e cómoda a utilização da bicicleta e onde é reduzido o volume e velocidade do tráfego automóvel. Um fenómeno que tem acompanhado estas alterações tem sido o incremento do volume de negócios para o comércio local. Os clientes que se deslocam a pé e em bicicleta fazem compras mais localmente e mais frequentemente que aqueles que utilizam o automóvel.

Contamos com a presença da comunidade de utilizadores e dos comerciantes para perceber como o comércio de Aveiro poderá contribuir e beneficiar para uma alteração de paradigma de mobilidade.

Acompanhe as novidades acerca do evento em:
www.facebook.com/events/152530715695643/