A Veloteca é um repositório de material diverso ligado à utilização da bicicleta, disponível para a utilização da comunidade.

No contexto do que são os objectivos e no seguimento do trabalho de promoção da utilização da bicicleta que a associação Ciclaveiro tem vindo a realizar junto da comunidade, identificámos no nosso público alvo um elevado desconhecimento e uma significativa dificuldade em aceder a determinados equipamentos específicos facilitadores da utilização deste meio de transporte. Este constrangimento deve-se, em nossa opinião, à dificuldade em ter acesso e a poder experimentar uma série de equipamentos e acessórios que ainda não são comuns nem fáceis de encontrar nas nossas cidades, como por exemplo: bicicletas de carga, alforges, atrelados de crianças, atrelados de animais, cadeiras de transporte de crianças, equipamentos de transporte de cargas específicas, bicicletas de criança, etc.

A  Veloteca Ciclaveiro reunirá um conjunto variado de bicicletas com funções diversas, acessórios e equipamentos que estarão disponíveis para utilização pelos cidadãos, facilitando o seu uso e/ou experimentação, incentivando a sua utilização pelos mais interessados e motivando também potenciais novos utilizadores. O material poderá ser requisitado para utilização pontual e por curtos períodos de tempo.

Com este projeto queremos contribuir de forma pedagógica e através da prática para:

  • Aumentar o número de pessoas com acesso a este tipo de equipamento específico;
  • Incentivar a utilização da bicicleta ao resolver problemas práticos;
  • Induzir mudanças de comportamentos futuros através da experiência;
  • Prolongar a vida dos equipamentos e reduzir o desperdício;
  • Solucionar questões práticas de transporte de carga em bicicleta;
  • Sensibilizar para o uso desnecessário do automóvel.

Estamos a pedalar nisto…