Mapeamento

Mapear a cidade de Aveiro ciclável

Aveiro, apesar de reunir excelentes condições naturais para o uso da bicicleta, não permite aos seus habitantes tirar partido destas condições.

Para muitas pessoas, sobretudo os ciclistas menos experientes, esta é ainda uma cidade onde é difícil circular em segurança devido à má concepção e ao mau estado das poucas vias cicláveis existentes e às más condições das próprias vias rodoviárias que o ciclista tem que partilhar com os automobilistas. Não é fácil perceber quais os percursos mais adequados para as deslocações diárias no espaço urbano, nem identificar as zonas onde podem ser encontrados equipamentos de apoio ao utilizador da bicicleta. Os parqueamentos para bicicletas existentes, para além de grande parte se encontrar em mau estado de conservação, quase todos eles são inadequados ao correcto estacionamento de bicicletas.

Neste contexto, e visto a falta de informação ter sido uma das lacunas detectadas, decidimos mapear a cidade de Aveiro ciclável, registando e juntando informação útil para quem circula ou pretenda vir a circular de bicicleta. Neste mapeamento estamos a assinalar ciclovias, parqueamentos para bicicletas, pontos comerciais de apoio (lojas e oficinas) e trajectos úteis. A seguir incluiremos pontos de interface com transportes públicos, alojamento receptivo a quem esteja em Aveiro de bicicleta, possivelmente entidades e estabelecimentos comerciais bike-friendly e outros pontos que possam ser úteis.

Paralelamente, o objectivo deste mapeamento consiste também em identificar falhas existentes e pontos problemáticos para o utilizador da bicicleta, propondo sugestões de melhorias.

A área que está a ser mapeada é a da zona mais urbana da cidade de Aveiro, entre a A25, a N109 e o limite exterior da Universidade de Aveiro, habitada por cerca de 30 mil pessoas, e representada na figura seguinte:

Mapa Zonas

Ver mapeamento em curso