Parqueamento de bicicletas na via pública em segurança – Boas práticas

Que cuidados ter quando se pretende prender a bicicleta em segurança na via pública?

O nível de segurança necessário depende do local e do tempo que se pretende deixar a bicicleta estacionada. Uma paragem rápida, junto ao café ou numa zona movimentada, requer menos segurança que uma paragem prolongada numa zona residencial sossegada à noite ou fim de semana.

Escolher um local movimentado e bem iluminado é sempre uma boa opção para aumentar a segurança. Se estiver coberto por uma câmara de videovigilância é ainda melhor.

Nas bicicletas com sistema de aperto rápido nas rodas ou no selim, estes componentes devem ser retirados e presos ao cadeado.

Como prender a bicicleta de forma correta?

Infelizmente a maioria dos suportes disponíveis na via pública são de formato inadequado e apenas permitem fixar uma roda. São vulgarmente conhecidos por “empena-rodas”. Servem apenas para paragens de muito curta duração pois facilmente se danifica uma roda ou se furta a bicicleta, deixando apenas a roda da frente.

Por este motivo, os utilizadores têm muitas vezes de ser criativos para conseguir fixar a bicicleta com segurança acrescida. Mesmo quando estes tipo de de suportes estão disponíveis, optam por prender as bicicletas a grades, bancos ou postes.

O estacionamento ideal deverá permitir prender ambas as rodas e o quadro da bicicleta. Os suportes mais simples são os chamados suportes em U invertido (ou tipo Sheffield).

No mínimo deverá prender-se o quadro e a roda da frente ao suporte. Idealmente deverá prender-se também a roda de trás. Pode usar-se dois cadeados, ou um cadeado e um cabo de aço.

Quando temos aperto rápido na roda e só temos um ponto de fixação ou apenas um cadeado, é possível retirar a roda a prender juntamente com a de trás.

Que cadeados utilizar?

Para garantir o mínimo de segurança deve optar-se por cadeados em U em aço de elevada qualidade. Os preços variam de acordo com a qualidade/segurança, a partir de 25/30eur, mas é um investimento justificável face ao preço de uma bicicleta nova.  Há quem defenda que se deve investir em segurança o mínimo de 10% do valor da bicicleta.

Um cadeado simples de cabo flexível pode ser cortado em 2 segundos com um alicate de corte.

Estacionamentos de longa duração / Cacifos

Em zonas onde se preveja a necessidade de estacionamento de longa duração (como em centrais intermodais de transportes) deveria prever-se a instalação parques fechados ou cacifos para bicicletas.

Outras dicas

Algumas bicicletas apresentam número de série gravado no quadro. Guarda ou fotografa esse número pois pode vir a ser útil para a identificar.

Personaliza a tua bicicleta, com acessórios, autocolantes, ou “mazelas” de forma a torná-la menos apelativa para os “amigos do alheio”..

Guarda sempre uma fotografia recente da bicicleta. Divulgar rapidamente nas redes sociais aumenta significativamente as hipóteses de a recuperar.

Em caso de furto ou roubo, participa sempre às autoridades. Se não tiverem conhecimento do problema, não é um problema.

Vídeos

Fontes

Parqueamento

FPCUB

Biciway

Cycle-works

Segurança

Bike security, Better by Bike

Estacionar bicicleta de forma segura, Braga ciclável

Kryptonitelock

Decathlon

Cyclehoop

Abus