1º Aveiro City Bike Experience

 

O 1º Aveiro City Bike Experience aconteceu a 18 de Julho. Foi organizado pelo grupo Ciclaveiro, a convite e em colaboração com a Associação Comercial do Distrito de Aveiro, inserido no programa do Aveiro Moda 2015.

O evento teve como ponto de encontro o Cais dos Botirões, junto à Praça do Peixe, em Aveiro, às 10h30 e contou com a presença de mais de 40 participantes, elegantemente vestidos, aceitando o desafio de experimentar e demonstrar que a utilização da bicicleta como meio regular de deslocação é perfeitamente compatível com o seu estilo individual e possível em diversas situações profissionais ou sociais.

O objectivo do evento passou também por, através da experiência vivida, mostrar que é fácil, prático, económico e saudável utilizar a bicicleta nas deslocações do dia a dia.

O 1º Aveiro City Bike Experience começou com um briefing de apresentação, em que foram também dados alguns conselhos de segurança e indicações básicas sobre o Código da Estrada.

Os participantes, organizados em grupos, receberam um passaporte com informação apenas sobre o primeiro ponto de paragem, sendo depois em cada ponto desvendado o seguinte. Casa da Ria, Vélogic e Casa Martelo, Padaria Lurdes Silva no Mercado Manuel Firmino, quiosque TGV na Estação e a Oficina de Música de Aveiro foram os pontos de passagem, onde experimentar conduzir uma antiga bicicleta de transporte de pão, prender correctamente a bicicleta para comprar o jornal ou transportar um instrumento às costas, foram alguns dos desafios superados. Nos autocolantes que, durante o percurso foram colocados nos passaportes, estavam descontos em produtos das empresas apoiantes do evento.

Animados pela música do último ponto, os grupos voltaram ao Cais dos Botirões terminando um percurso urbano de cerca de 5 km. Foi então realizado o sorteio final de uma viagem e visita guiada à Ilha dos Puxadoiros para duas pessoas, três bonés modelo clássico de ciclismo da Rasto, um kit de reparação oferecido pela Vélogic, uma refeição até €30 para duas pessoas no Rebaldaria e um selim mola-longa da Tabor. Parabéns aos felizardos contemplados com os prémios.

O 1º Aveiro City Bike Experience não terminou por ali. Decorreu ainda um passatempo para a selecção da dupla bicicleta-ciclista mais elegante. A votação foi feita em facebook.com/ciclaveiro até 23 de Julho, e o vencedor recebeu uma noite de estadia com pequeno almoço para duas pessoas no bike-friendly Aqua Hotel, em Ovar.

Para o grupo Ciclaveiro, o evento teve um balanço extremamente positivo. Os objectivos de: pôr pessoas a pedalar por Aveiro realizando actividades do dia a dia; desmistificar a necessidade de usar roupas desportivas para deslocações em bicicleta; sensibilizar e incentivar para o uso de meios de transporte mais sustentáveis e amigos do ambiente, do próprio utilizador e da sociedade; proporcionar aos participantes um momento de lazer, diversão, interacção social e enriquecimento pessoal; foram completamente atingidos.

Jorge Monteiro que participou com a esposa e com os filhos de 3 e 7 anos, deixou a seguinte mensagem através do facebook: “Parabéns pelo belo evento. Foi muito bem planeado e dimensionado e até o meu pequenote conseguiu chegar ao fim sem stresses. O passaporte com os autocolantes é quanto baste para os manter entusiasmados durante toda a manhã. Abraço e venha o próximo!!

Com alguém de 3 anos a dar um exemplo destes a muitos graúdos, só é possível dizer: sim, claro que o próximo virá!

Album de fotos